quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O futuro sem pilhas ou baterias


Donos de smartphone têm um companheiro inseparável: o carregador. Com aplicativos, 3G, GPS e tantas atividades rodando simultaneamente, as baterias que duravam dias viraram lenda urbana da época em que a disputa era travada entre BCP e Telesp Celular. Enquanto alguns pesquisadores procuram a fórmula para uma bateria mais resistente, engenheiros da Universidade de Washington desenvolveram dispositivos capazes de se comunicar sem nenhum tipo de pilha.

Os Ambient Backscatter são equipamentos que usam redes e ondas de radio já existentes para encaminhar comandos sem fio, de um para o outro. Por ser apenas um transmissor de ondas, não um gerador, ele dispensa baterias. Um exemplo fácil de entender: os aparelhos A e B podem receber ondas de antenas de TV, a partir daí, A absorve e codifica as ondas padrão, enquanto B percebe essa mudança e reconhece a mensagem enviada de A.

O invento ainda é muito rudimentar para se pensar em substituição das baterias em gadgets mais complexos. É, na verdade, quase como um telégrafo da era digital. Mas, o que tudo indica, é que deve ser um pequeno passo no futuro da comunicação móvel.

Os desenvolvedores do projeto indicam também que a ideia poderá ser aproveitada em monitores cardíacos e smart houses (casas com comandos e funções controladas eletronicamente), até chegar aos smartphones e outros comunicadores móveis. O video (em inglês) explica um pouco do projeto da UW, comandado pelo professor Shyam Gollakota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário