terça-feira, 20 de agosto de 2013

Facebook Quer Lançar Serviço De Pagamento Móvel

O Facebook deve começar a testar a partir do mês de setembro, nos EUA, um serviço de pagamento móvel, similar ao PayPal, de acordo com publicação do site AllThingsD. A nova funcionalidade teria como foco agilizar a compra via smartphones e tablets, sem ser necessário digitar uma série de informações sempre que o usuário quiser adquirir um novo produto. Apesar de ser novidade, a rede social não é leiga na área, já que no último semestre lucrou US$ 214 milhões com “pagamentos e outras taxas”, o que equivale a 11,8% dos seus ganhos.

O primeiro parceiro na empreitada deve ser a loja virtual norte-americana de roupas masculinas JackThreads, que já tem uma relação próxima com o Facebook e que afirma que uma fatia considerável de seus produtos são comprados por meio de dispositivos móveis – entretanto ela não divulgou números. O primeiro alvo dessa parceria seriam os gamers, que já cadastraram um cartão de crédito na rede social em algum momento para a aquisição de aplicativos, o que tornaria mais fácil o processo de compra, já que eles não precisariam cadastrar novos dados no site.

Ao AllThingsD, a rede social afirmou que “continua tendo uma boa relação com o PayPal, e que este produto é apenas uma forma de testar como a empresa pode ajudar seus aplicativos parceiros a oferecer uma experiência de comércio mais simples”. Por sua vez, o PayPal emitiu um comunicado dizendo que “nossos clientes adoram usar o PayPal no Facebook. Nós sempre damos boas-vindas à concorrência e estamos aguardando para ver o que o Facebook vai anunciar”, e informando que ano passado 10% do lucro da empresa – US$ 14 bilhões – foi obtido com pagamentos móveis.

Apesar da força do Facebook, o Analista de Varejo da Forrester Research, Sucharita Mulpuru não vê com bons olhos essa investida, e garante que apesar da negativa por parte do site, o novo serviço “soa como um competidor direto do PayPal”. “Ninguém confia a uma rede social suas informações financeiras, e certamente ninguém vai confiá-las ao Facebook”, declara ele, que afirma que “chegar atrasado ao jogo” vai complicar a situação do site, já que “o PayPal funciona bem porque eles têm mais de 100 milhões de contas de pessoas reais que confiaram a ele suas informações”.



Fonte: Tecaki.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário